Medicina veterinária é díficil. E continuará sendo...
Verdades que devem ser compartilhadas e retrospectiva científica.
Créditos da imagem: https://www.thevetiverse.com/en/latest/how-can-artificial-intelligence-help-veterinarians/
Veterinária é uma ciência de meios, sem atalhos, mas cheia de recompensas!
Não adianta fugir: a tecnologia está aí, e a inteligência artificial é o grande marco de 2024, impressionando com recursos incríveis – exames de imagem ultramodernos, análises genômicas dignas de CSI. Mas, no final do dia, diagnóstico não é só apertar botões e esperar respostas prontas da máquina.
Cada paciente é um quebra-cabeça único, formado por biologia e história de vida. Acertar no diagnóstico vai muito além de dispor de um arsenal tecnológico. É preciso escutar, observar, estudar, refletir e, acima de tudo, dedicar tempo. E, como se não bastasse, há sempre aquela inevitável dose de incerteza que nenhum livro consegue ensinar a superar.
Depois do diagnóstico, vem o próximo desafio: decidir o que fazer. E, meus amigos, isso é outra montanha para escalar. Reunimos mentes brilhantes, discutimos em equipe e avaliamos as opções. Às vezes, o que pode ser feito é simples, mas o que deve ser feito? Ah… essa é uma conversa completamente diferente.
A decisão exige escuta ativa, paciência e questionamento constante. Para cada paciente, são necessárias conversas difíceis, repletas de nuances, e "fazer ou não fazer" exige reflexão cuidadosa. Não há algoritmo no mundo que possa substituir esse processo e no meio desse caminho entre o paciente, tem o tutor, sua familia e perspectivas.
A veterinária é difícil, e não fica mais fácil, mesmo com os melhores cérebros sendo recrutados ou anos de formação exaustiva. Após seis anos de faculdade – e, em muitos casos, outros dez de especialização –, ainda erramos. Sim, até os mais experientes erram.
Então, o que dá segurança? A persistência. As discussões de casos. Os plantões cheios de desafios. Os erros e acertos que nos ensinam. E, acima de tudo, a humildade para reconhecer que o aprendizado nunca acaba. E garantindo que os tutores que eles estejam preparados para enfrentar a complexidade do que fazemos – inovar, pesquisar e, acima de tudo, cuidar de uma familia multiespécie.
A veterinária é um trabalho árduo, repleto de desafios. Enfrentamos os riscos de uma profissão pouco regulamentada e muitas vezes precarizada pela pejotização. A eutanásia, uma parte dolorosa do nosso ofício, é uma realidade que nos acompanha. Nem todos reconhecem a importância do nosso trabalho, mas ele é essencial, fazendo parte do conceito de saúde única e impactando diretamente a vida dos seres humanos e animais. Somos frequentemente frustrados, mas, acima de tudo, somos apaixonados pela nossa profissão e pelos nossos pacientes. Cada dia, com seus altos e baixos, reforça nosso compromisso e amor por tudo o que fazemos.
A FRASE MAIS IMPACTANTE DE 2024 - de um autor desconhecido
RETROSPECTIVA 2024
1.VIRALIZAMOS POR UMA REPORTAGEM NA BBC BRASIL
A crise de saúde mental que leva tantos veterinários ao suicídio: 'Acham que somos São Francisco e que tratamos ursinho de pelúcia'
Compartilhamos até não poder mais nossas dores!
Um estudo realizado pela Royal Canin em 2022, levantou as maiores dificuldades dos médicos veterinários, incluem:
Pressão Financeira: Muitos veterinários sentem-se estressados devido à percepção de que os honorários veterinários são considerados caros pelos tutores, o que pode levar à recusa de tratamentos necessários por questões de custo , .
Desafios de Relacionamento com Clientes: A interação com os tutores pode ser complicada, pois muitos veterinários preferem lidar com os animais em vez de com os humanos. Além disso, os tutores frequentemente não seguem os conselhos dados, o que pode ser frustrante para os profissionais .
Concorrência Online: A concorrência de serviços e produtos veterinários disponíveis na internet, com preços muitas vezes mais baixos, é vista como injusta e contribui para a pressão sobre os veterinários .
Saúde Mental: A alta taxa de abandono da profissão e o estresse associado ao trabalho impactam negativamente a saúde mental de muitos veterinários, criando um ambiente de trabalho desafiador .
Desconfiança e Frustração: A falta de compreensão mútua entre veterinários e tutores pode levar a desconfiança e frustração, exacerbando os desafios enfrentados na prática veterinária .
Esses pontos destacam a complexidade da profissão veterinária e a necessidade de abordagens que considerem tanto as preocupações dos profissionais quanto as dos tutores de pets.
Talvez o primeiro tópico engajou o MovimentoLuteVet - movimento nacional que vem ganhando seguidores no instagram abrindo por enquanto discussões calorosas sobre o descontamento dos veterinários.
Esperamos que em 2025 além de discussões e apontamentos, venham formas de melhorias para discussão e visualização das politicas públicas.
Qual foram as lutas políticas dos veterinários mediadas pelo CFMV:
Levou para câmera projeto que limita o ensino a distância para graduação de medicina veterinária
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de reforma tributária, que equipara os serviços médicos-veterinários aos serviços de saúde humana em relação à redução de alíquotas de impostos. A medida que reduz a tributação sobre serviços médicos-veterinários passou de 30% para 60%.
Conscientização e cartilhas sbre uso de antimicrobianos
Participou da aprovação pela ANVISA do uso de canabis na medicina veterinária.
Atuou junto com todos conselhos, e todo o Brasil na tragédia do Rio Grande do Sul.
Em 2024, o Rio Grande do Sul enfrentou um desastre devastador, mas médicos veterinários e voluntários se uniram em uma onda de solidariedade, oferecendo cuidados essenciais aos animais e apoio às famílias desabrigadas, mostrando a força da empatia e da ação coletiva em momentos de crise. Essa luta continua! Você pode ajudar aqui.
TEMAS MAIS DISCUTIDOS:
Inteligência Artificial: O uso da IA ainda causa discussões dos aspectos éticos, mas é fato que veio para ficar, ela tem ajudado muito na conexão, digitalização, facilitando a telemedicina, aprimorando os exames de imagem, laboratoriais, e até digitando nossas fichas enquanto conversamos com os tutores. Grandes Universidades americanas já investem em centros de pesquisa para algoritimos que facilitarão nossos diagnósticos.
Dá medo? dá demais! Mas é real que cada dia a IA vem ganhando espaço no nosso dia-a-dia.
Medicamentos inovadores: Mesmo que demorado para chegar por aqui, os anticorpos monoclonais anticorpos monoclonais, estão revolucionando a medicina veterinária ao oferecer terapias direcionadas e eficazes, promovendo maior conforto e qualidade de vida aos pacientes. Vale aqui indicar leitura sobre Molidustat (estimula a resposta eritropoética de gatos anêmicos) e Fuzapladib ( tratamento para pancreatite). E os Inibidores do transportador de glicose e sódio 2, que podem auxiliar em aumento de espectativa de vida, como discutido aqui.
Microbioma: Tivemos novas raçoesno mercado, como a primeira ração para pacientes oncológicos da Hills e uma nova linha inteira gastrointestinal para felinos da royal canin. Mas a pauta de todas áreas de especialidades foi novos estudos com microbioma. Seja na oncologia, dermatologia, comportamento, nefrologia e neurologia
ARTIGOS CIENTÍFICOS IMPORTANTES QUE PRECISAM SER LIDOS DE 2024
CONSENSOS:
Guideline de fluidoterapia - 2024 AAHA Fluid Therapy Guidelines for Dogs and Cats
Update de Ressuscitação na veterinária - 2024 RECOVER Guidelines: Updated treatment recommendations for CPR in dogs and cats
Consenso sobre Insuficiência Renal Aguda - International Renal Interest Society best practice consensus guidelines for the diagnosis and management of acute kidney injury in cats and dogs
Consenso de trombocitopenia imunomediada - ACVIM consensus statement on the diagnosis of immune thrombocytopenia in dogs and cats
ACVIM consensus statement on the treatment of immune thrombocytopenia in dogs and cats
Atualização das recomendações de vacinação - 2024 guidelines for the vaccination of dogs and cats - compiled by the Vaccination Guidelines Group (VGG) of the World Small Animal Veterinary Association (WSAVA)
Consenso europeu de tratamento de diarréias agudas - European Network for Optimization of Veterinary Antimicrobial Therapy (ENOVAT) guidelines for antimicrobial use in canine acute diarrhoea
Diretrizes de castração mundial - WSAVA guidelines for the control of reproduction in dogs and cats
Consenso de estado epiléptico veterinário - ACVIM Consensus Statement on the management of status epilepticus and cluster seizures in dogs and cats
Consenso internacional de incontinência urinária em cães - ACVIM consensus statement on diagnosis and management of urinary incontinence in dogs
Atualização das diretrizes de leptospirose - Updated ACVIM consensus statement on leptospirosis in dogs
Consenso sobre tensão entre gatos - reconhecimento, prevenção e gerenciamento - 2024 AAFP intercat tension guidelines: recognition, prevention and management
Diretrizes do uso de AINES para felinos - 2024 ISFM and AAFP consensus guidelines on the long-term use of NSAIDs in cats
Semana, que vem, a gente volta para falar dos melhores artigos de neurologia veterinária de 2024. Responda nossa enquete nos comentários, faltou algum tema por aqui, que te marcou em 2024?
Que 2025 seja um ano de ainda mais aprendizados, conquistas e avanços para todos nós que dedicamos nossas vidas à medicina veterinária e ao cuidado com os animais! Feliz Ano Novo, repleto de saúde, sucesso e muitas realizações! 🎉🐾
Feliz 2025 , Doc ! Que tenhamos saúde ,força e persistência para vivermos o ano novo 🤍🐕📚🐱